Dicas para evitar bolhas nas mãos

As dolorosas bolhas nas mãos podem aparecer facilmente e acabar com um dia de diversão ou corrida tão rápido quanto surgem.

Essas bolhas são causadas pela fricção excessiva. Quanto mais sua mão se move para frente ou para trás, seja acelerando ou puxando a embreagem e freios, maior a chances delas se formarem. No calor da corrida ou nas longas trilhas você pode não perceber os primeiros estágios, até porque na pior das hipóteses você usa qualquer desconforto como incentivo para continuar. Geralmente você só percebe as dores quando pára para descansar, tirando as luvas e percebendo o estrago nas mãos.
As bolhas afetam mais umas pessoas do que outras, e é preciso um pouco de atenção para entender o que está causando o problema. Mas, uma coisa é certa: não usar luvas de motocross vai te garantir muitas bolhas em menos de 30 minutos.

Luvas também podem causar bolhas

Que você precisa proteger suas mãos com as luvas para pilotar, já sabe. Elas são feitas de tecidos como couro sintético, muitas vezes reforçadas nas mãos e polegares (que ficam em maior contato com as manoplas). Mas, ironicamente, às vezes as luvas também podem ser causadoras das bolhas.
Elas podem ser o problema em si, ou serem meio facilitador para as bolhas acontecer. Luvas velhas ou luvas muito grandes para a sua mão podem facilitar a fricção do suor com o tecido interno, causando bolhas. Se o problema está aí, você tem várias opções:
  • Comprar luvas novas;
  • Investir em uma luva com melhor forração interna;
  • Tentar passar um antitranspirante nas mãos, caso você tenha suor excessivo;
A maioria das luvas de marcas como FOXAlpinestarsASW100% entre outras, possuem sistema de controle de temperatura e umidade. Isso significa que elas, além de serem confeccionadas com tecido leve e respirável, tem uma melhor absorção e evaporação do suor. Se suas mãos costumam suar muito nos treinoscorridas e trilhas, busque ver na descrição desses produtos se eles possuem esse tipo de tecnologia.

Para evitar errar na hora de escolher a numeração para sua luva, confira abaixo o vídeo “como medir o tamanho das suas luvas de motocross, do canal MX Parts no Youtube.

Os pilotos que costumam segurar as manoplas com muita força regularmente ficam com bolhas, mesmo quando suas luvas estão boas. Se você tem a mania de segurar como se a sua vida dependesse disso, tente usar mais as pernas e distribuir a força para os membros inferiores. Isso vai exigir bastante treino, mas também vai te poupar de muitas bolhas.
Se os machucados são mais frequentes na parte do dedão, tente trocar os Donuts da manopla. Essa parte redonda oferece um preenchimento adicional e proteção extra contra o atrito na parte lateral interna.
Por mais que você tome todas as precauções e cuidados, às vezes sua pele simplesmente é mais sensível e isso é normal. Um dica? Cuide do seu jardim. Sim Fazer trabalhos manuais como cuidar do jardim e marcenaria vai deixá-las mais duras e até calejadas. Usar esparadrapo nas áreas propensas também vai te dar um alívio e prevenir algumas dores por um tempo.
E o que acontece se você tiver bolhas? Geralmente não é recomendado estourá-las, a não ser que elas sejam muito grandes e dolorosas. Evite pilotar até que a bolha esteja 100% curada. Se você irritou a pele pilotando, mas não a ponto de fazer bolhas, experimente colocar um óleo ou passar talco para aliviar e recuperar.
Texto original Motorsport, traduzido e complementado pela MX Parts.

Falando em manoplas...

Falando em manoplas, você pode precisar de uma nova. Existem muitos tipos de modelos, entre eles as mais lisas, Half Waffle e Full Waffle. Você deve escolher a manopla que mais se encaixa com a sua modalidade, por exemplo, uma manopla como a Renthal Full Waffle ajuda a limpar o barro das mãos, enquanto uma mais lisa como a Renthal Full Diamond garante o máximo grip.
Às vezes, por mais que você esteja usando a força correta nas mãos e pernas, as manoplas gastas exigem que você segure mais firme. Confira as suas para ver se já não está na hora de trocar.  
Estar com boas luvas e manoplas certas deve bastar para resolver seus problemas. Mas, caso eles persistam, você pode estar usando um guidão com altura errada para o seu corpo. Dessa forma você força alguns pontos que não deveria. A localização das bolhas pode te dar um sinal de onde você está forçando demais - sinal para se ajustar.

Share on Google Plus

Publicado por RAFA

0 comentários:

Postar um comentário