O que é o Dispositivo de Largada?


Uma boa largada em uma corrida de motocross ou supercross no nível disputadíssimo do AMA MX, pode ser a diferença entre o piloto terminar entre os 5 primeiros ou não, por isso tentar um “holeshot” é extremamente importante, exigindo que os pilotos treinem muitas largadas durante o seu programa de treinamentos. Mas para facilitar a vida destes pilotos desenvolveram o dispositivo de largada ou “largador” como também é conhecido.

Importância do largador

Quando o gate de largada cai para iniciar a prova são poucos metros de reta que irão definir quem sairá em primeiro na curva, dentre os mais de 30 pilotos que largam nas corridas de Motocross, por isso toda tração na roda traseira da moto é importante para disputar o holeshot. Como no momento que o piloto solta a embreagem e acelera tudo, a moto tende a empinar, o que pode desequilibrar o piloto e ou obriga-lo a tirar a mão do acelerador para não virar de costas, perdendo milésimos de segundo preciosos no momento que irá definir boa parte da prova.
largada-motocross
Para ajudar nesse momento de maior tração que o dispositivo de largada faz a sua função de não deixar a moto empinar, mantendo a roda da frente da moto em contato com o chão, permitindo que o piloto acelere ao máximo sua motocicleta, aumentando as chances de largar em primeiro lugar.
largador-motocross
Piloto travando o largador

Como funciona

O dispositivo de largada é uma peça que trava a frente da moto, para que não levante assim que arrancar do gate, para isso ele é preso na bengala e protetor de bengala da moto, possibilitando que baixe a suspensão dianteira da motocicleta até a metade aproximadamente e trave para que não levante, deixando a ciclística da moto favorável para que não empine.
Quando a moto passar por um buraco ou no momento da freada, a suspensão irá descer a outra metade, desencaixando o largador e voltando ao seu curso normal.

Vantagens do dispositivo de largada

Permite que o piloto consiga manter a posição de largada correta de uma forma mais fácil, pois consegue firmar os dois pés no chão pelo fato da moto estar mais baixa e manter o peso do corpo, do meio para frente da motocicleta, garantindo maiores possibilidades de uma boa largada.

como-montar-dispositivo-largada

Como instalar

A instalação do dispositivo de largada é bem simples, com poucas ferramentas é possível instala-lo no protetor de bengala da moto.
Basta pegar uma fita métrica e medir a posição desejada no protetor de bengala com o peso do piloto, ajustando assim a altura ideal do largador. Quanto mais alto ficar o dispositivo, maior a chance da moto empinar, mas também pode perder um pouco de tração dependendo do tipo de terreno que for a largada.
Fure o protetor de bengala (sempre do lado direito) e fixe a peça do largador.
A parte que é fixa do dispositivo de largada basta prender na bengala para que consiga travar a suspensão.
dispositivo de largada da CRF 230 Anker é um pouco diferente a instalação, pois a moto não possui o protetor de bengala, porém continua fácil a montagem, precisando apenas fixar os parafusos na bengala da 230.

Confira o vídeo de como instalar a peça:

O dispositivo de largada auxilia o piloto a pular na frente, mas ele não será de grande utilidade se o piloto não tiver a técnica apropriada para realizar uma boa largada e muito treino, pois a posição do corpo e a aceleração da moto irão variar conforme o terreno em que o gate estiver. Variando ainda com o motor e relação que a moto estiver utilizando, por isso recomendamos que procure realizar alguns cursos para aprimorar as técnicas na largada e pratique muito tudo o que aprender.

Entenda melhor o funcionamento do largador

Curiosidade

  • Ricky Carmichael, considerado o melhor piloto de todos os tempos, sempre realizou grandes largadas, conquistando vários holeshots durante as corridas, mas nunca usou um largador, provando o quanto dominava as técnicas de largada.
  • A kawasaki vem aprimorando a cada ano em suas motos uma tecnologia para controlar a tração do motor nas largadas, prometendo aposentar os largadores.

Opinião dos pilotos honda sobre o dispositivo de largada

O dispositivo de largada foi desenvolvido para competições, portanto se o piloto for apenas para trilha, ou dar umas voltas no fim de semana com a moto, não tem necessidade de adquirir um.
fonte: MXPARTS
Share on Google Plus

Publicado por Unknown

1 Comments: